segunda-feira, 27 de julho de 2020

LIÇÃO 5 - COMO O HOMEM ACEITA A SALVAÇÃO




Bem Vindo a Lição:


LIÇÃO 5 
COMO O HOMEM ACEITA A SALVAÇÃO?




                                                       VÍDEO AULA 1


VÍDEO AULA 2

VÍDEO AULA 3

VÍDEO AULA 4

VÍDEO AULA 5

VÍDEO AULA 6 - FINAL

      Já aprendemos em lições anteriores que o homem se encontra perdido no pecado, mas pode ainda assim receber o presente de Deus, de valor incalculável, a salvação através de Jesus Cristo.
      A Bíblia diz que Cristo morreu por nós (1 João 2:2) e que Deus quer que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Então, todos os homens estão salvos?
      Jesus responde: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai..." (Mateus 7:21). Embora Deus ofereça salvação a todos, o homem deve fazer a sua parte para poder aceitar o presente de Deus. A preocupação principal do indivíduo deve ser: "O que preciso fazer para alcançar a salvação?"

  • A ACEITAÇÃO POR PARTE DO HOMEM ENVOLVE UMA RENDIÇÃO



        A Bíblia ensina que a salvação exige do homem uma rendição incondicional: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23).
Sendo incapaz de salvar-se a si mesmo, o homem precisa entregar-se ao Salvador. a rendição ou entrega exige que ele coloque Cristo acima de sua família, amizades,lucros financeiros, tudo enfim (Lucas 14:26).
Paulo considerou "tudo como perda" para "ganhar a Cristo" (Filipenses 3:8). A rendição do homem de hoje a Jesus também deve ser total.
Jesus aconselha ao homem que calcule o preço da salvação (Lucas 14:25-33). Entretanto, quem considerar o grande valor da salvação verá que a parte desempenhada pelo indivíduo é muito pequena (Romanos 8:18).
A pergunta então é a seguinte:
"De que modo podemos entregar nossa vida ao mestre?"

II. COMO O HOMEM SE RENDE A CRISTO?


       O Novo Testamento contém muitos exemplos de pessoas que formularam esta pergunta e receberam uma resposta divina. O quadro a seguir mostra essa resposta.
EXEMPLOS BÍBLICOS DE CONVERSÃO

EXEMPLO
ARREPENDI-MENTO
CONFISSÃO
BATISMO
SALVAÇÃO
OsJudeus
Atos 2:37
Atos 2:38
-
Atos
2:38-41
Atos 2:38,47
OsSamaritanos
Atos 8:12
-
-
Atos 8:12
-
O Eunuco
Atos 8:35-36
-
Atos 8:37
Atos 8:36-39
Atos 8:39
Paulo (Saulo)
Atos 22:7-16
-
-
Atos 22:16
Atos 22:16
Cornélio
Atos 10:43
Atos 11:18
-
Atos 10:48
Atos 10:48
O Carcereiro
Atos 16:31
-
-
Atos 16:33
Atos 16:31,33
OsCoríntios
Atos 18:8
-
-
Atos 18:8
-
OsRomanos
Romanos 10:9-10
-
Romanos 10:9-10
Romanos 6:3-4
Romanos 10:9-10

OBS: Nenhum exemplo isolado acima mostra todas as condições da salvação, mas todos os exemplos reunidos aqui formam um padrão, um quadro completo de tudo o que o homem precisa para ser salvo.

A. O HOMEM SE RENDE POR MEIO DA FÉ



      Note que no quadro de conversões, o homem se rende primeiro pela fé. Deus preferiu levar o homem a entregar-se por meio de uma apelo de amor e graça, e não pela força, de forma que ele pudesse render-se em estado de fé (João 3:16). Incapaz de salvar-se pelas suas próprias obras, o homem precisa confiar em jesus, o Salvador (Efésios 2:8-9 e Tito 3:5-7).

A Fonte de Fé - Com o propósito de inspirar fé no homem, Deus se revelou na pessoa de seu Filho, Jesus, cheio de graça e verdade (João 1:14). Como homem, jesus viveu entre os homens (Filipenses 2:6-8), sentindo todas as nossas tentações e dificuldades (Hebreus 4:15). Homens o viram, ouviram sua voz, tocaram nele (1 João 1:1-3). Por meio de Escrituras Inspiradas, testemunhas registraram a vida de Jesus, seus milagres e ensinamentos, para que pudéssemos conhecê-lo e crer nEle (João 20:31 e 2 Timóteo 3:16-17). A palavra de Deus na Bíblia representa então hoje uma fonte de fé (Romanos 10:17).

A Fé que Salva - A Bíblia fala de vários tipos de fé: fraca (Romanos 14:1), pequena (Mateus 6:30), e mesmo morta (Tiago 2:17). Até os demônios têm fé (Tiago 2:19).
Qual é então a fé que salva? 
      Os dicionários da língua grega afirmam que a palavra fé significa basicamente crença ou convicção de que alguma coisa seja verdade. Neste sentido a fé que salva deve envolver crença ou convicção na existência de Deus (Hebreus 11:6) e em Jesus como o Filho unigênito de Deus (João 3:16), que morreu na cruz e ressuscitou (1 Coríntios 15:3-4). Sem a certeza destas verdades, ninguém pode render-se ao Senhor. Jesus disse: "Se não crerdes que Eu sou morrereis nos vossos pecados" (João 8:24).
     A fé que salva, entretanto, vai além da simples crença na verdade. Ela precisa da confiança em Cristo, sem qualquer dúvida ou temor(Tiago 1:6 e Marcos 4:40). Esta fé precisa também manifestar-se pela obediência à vontade de Deus. De fato, "a fé se não tiver obras, por si só está morta" (Tiago 2:17).


     Somente a fé "que atua pelo amor" pode salvar (Gálatas 5:6 e Tiago 2:24). A fé que salva, a fé salvadora, envolve então crença na verdade, confiança completa e obediência a todas as exigências de Cristo para obter a salvação (Mateus 7:21). Quais são as outras condições para a salvação?


B. O HOMEM SE RENDE ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO


O quadro de conversões também mostra que a rendição do homem inclui arrependimento.

Necessidade do Arrependimento. Jesus incumbiu seus apóstolos de pregarem o "arrependimento para remissão de pecados" (Lucas 13:3 e Mateus 11:20-24). Deus não quer porém que "nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). Ele ordena então "que todos em toda parte se arrependam" (Aos 17:30). Mas, o que é arrependimento?

O significado do Arrependimento. Os dicionários gregos definem arrependimento como uma "mudança de opinião". A mudança de opinião não envolve apenas fé, pois muitos judeus que criam em Cristo precisavam ainda arrepender-se (Atos 2:36-38). Entretanto, a fé no amor de Deus e na sua bondade pode conduzir o indivíduo ao arrependimento (Romanos 2:4).
     O arrependimento também não é um simples sentimento de tristeza por ter pecado.Judas sentiu tristeza por ter traído Jesus, mas depois enforcou-se em vez de se arrepender (Mateus 27:3-5). Todavia, "a tristeza segundo Deus produz arrependimento" (2 Coríntios 7:9-10). Qual é então a mudança envolvida no arrependimento?
     O arrependimento é aquele ato de fé pelo qual o homem muda de opinião a respeito de seu passado, de sua vida pecadora, decidindo viver para Cristo a partir desse momento (Atos 26:18-20).
Nós nos arrependemos de maneira negativa, tomando a decisão de não mais pecar, como fizeram os ninivitas "na pregação de Jonas" (Mateus 12:41; Jonas 3:8-10). A pessoa que estiver roubando do patrão, se arrepende resolvendo não roubar mais (Apocalipse 9:21). Quem pratica prostituição resolve mudar de vida (2 Coríntios 12:21).
De maneira positiva, a pessoa se arrepende, decidindo fazer a vontade de Deus, aceitando as responsabilidades do cristão quaisquer sejam elas (Mateus 21:28-32).
O arrependimento é assim uma decisão de abandonar o pecado e seguir a Cristo para onde quer ele Ele nos leve.

Os Efeitos do Arrependimento. O arrependimento produz "obras dignas de arrependimento" (Atos 26:20 e Mateus 3:8), tornando-nos uma pessoa melhor: melhor empregador, empregado, marido, esposa, filho ou filha, vizinho ou cidadão. O arrependimento é uma mudança de ponto de vista, de opinião, resultando numa vida transformada.

C. O HOMEM SE RENDE POR MEIO DA CONFISSÃO


        Depois de tomar a decisão de entregar-se a Cristo pela fé e arrependimento, o homem confirma sua rendição em dois atos de fé. Como o quadro indica, o primeiro destes atos é a confissão da fé em Jesus Cristo. Paulo disse: "se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor... serás salvo" (Romanos 10:9). Assim, a confissão vem antes da salvação, quando repetimos a "boa confissão" que Timóteo fez "perante muitas testemunhas" (1 Timóteo 6:12-13).
      Confessar a fé cristã durante o primeiro século era coisa muito difícil. Alguns dos que criam em Jesus naquele tempo não admitiam publicamente a fé cristã por causa do medo de serem perseguidos (João 7:13; 9:22). Em alguns países, na atualidade, os que confessam fé em Jesus ainda sofrem prejuízos sociais e financeiros e até mesmo injúrias físicas e morte. Mas, não estaremos nos entregando a Cristo enquanto permanecermos como discípulos secretos. No Dia do juízo, Jesus negará aqueles que se recusaram a confessar sua fé nele (Mateus 10:32-33).
     Na confissão declaramos publicamente nossa fé e lealdade a Cristo. Depois da confissão o indivíduo precisa fazer ainda outra coisa para completar sua entrega inicial a receber a salvação.

D. O HOMEM SE RENDE POR MEIO DO BATISMO


    No quadro de conversões acima, muitas pessoas foram batizadas no mesmo dia em que passaram a crer. Uma família foi batizada "naquela mesmo hora da noite" (Atos 16:33). Um homem, ao ouvir Felipe pregar sobre Jesus pela primeira vez, quis imediatamente ser batizado (Atos 8:35-38). Estes exemplos mostram que as pessoas creram e sentiram uma necessidade urgente de serem batizadas. Por que?
A importância do batismo. A Bíblia mostra claramente a relação do batismo com a salvação.

( 1 ) 
Para recebermos o perdão dos nossos pecados precisamos ser batizados. Pedro ensinou: "Arrependei-vos e cada um... seja batizado... para remissão dos pecados" (Atos 2:38). Saulo (o apóstolo Paulo - recebeu esta ordem: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16).

( 2 ) 
Para não sermos castigados por causa dos pecados cometidos no passado, Jesus diz: "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Pedro ensina que "o batismo agora também vos salva" da mesmo forma que o dilúvio salvou Noé (1 Pedro 3:20-21). Como o dilúvio afastou Noé da destruição do mundo pecador, o batismo nos separa do pecado e da destruição que o acompanha. 
       Agora preste atenção, isto não quer dizer que a água ou o ato de batizar por si só salva. A graça de Deus é o poder salvador. Pedro diz: "O batismo agora também vos salva... por meio da ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pedro 3:21). O batismo salva por meio do que ele simboliza: a morte de Cristo, seu sepultamento e sua ressurreição (Romanos 6:3-4). 
       O batismo exprime a fé que o homem tem na obra de Deus, pois no batismo somos levantados com Cristo "mediante a fé no poder de Deus" (Colossenses 2:12). O batismo salva os pecadores do mesmo modo que a água curou o cego (João 9:1-7). Jesus mandou que o cego lavasse na água para poder enxergar. Ao lavar-se,ele mostrou fé em Jesus, e foi então Deus e não a água que lhe restituiu a visão. Ao ser batizado, o homem prova a sua fé. É Deus, portanto, que salva e não a água.  

( 3 ) 
Para entrar em Cristo é preciso ser batizado. A salvação está "em Cristo Jesus" (2 Timóteo 2:10). O homem deve entrar (permanecer) em Cristo para obter a salvação, pois somos batizados "em Cristo Jesus" (Romanos 6:3) e "em seu corpo", a igreja (1 Coríntios 12:13), revestindo-nos assim de Cristo (Gálatas 3:27).

( 4 ) 
Para nos tornarmos filhos de Deus é preciso receber o batismo. Paulo diz que nos tornamos filhos de Deus através da fé e do batismo (Gálatas 3:26-27). Os filhos de Deus precisam ter o Espírito dele (Romanos 8:9-11, 15-16). Recebemos o Espírito Deus no batismo (Atos 2:38; 5:32), o qual completa o novo nascimento "da água e do Espírito" (João 3:5)

( 5 ) 
Para começar a nova vida é preciso ser batizado. O cristão não deve viver em pecado porque no batismo ele se une com a morte de Cristo, morrendo para o pecado e crucificando o seu velho "eu" pecador (Romanos 6:1-6). No batismo recebemos também a nova vida à semelhança da ressurreição de Cristo (Romanos 6:4-5). O batismo separa então o passado pecador do homem da sua nova vida em Cristo.

     Uma vez que a salvação é descrita como, perdão dos pecados, salvação do castigo dos pecados, entrar em Cristo, tornar-se filho de Deus, ou ainda como o começo de uma nova vida, podemos concluir que o batismo é portanto essencial.

Modo do Batismo. Os dicionários de grego definem o verbo "batizar" como "mergulhar, imergir, submergir". O modo do batismo é, portanto, imersão. A Bíblia também ensina que o batismo requer um sepultamento e uma ressurreição (Colossenses 2:12), simbolizando o sepultamento e a ressurreição de Jesus (Romanos 6:3-4). 

      Visto que nem a aspersão nem o derramar da água sobre a cabeça da pessoa representam um sepultamento e uma ressurreição, o batismo deve ser por imersão. Os exemplos da Bíblia confirmam isto. O batismo de João exigiu "muitas águas" (João 3:23). No batismo de Jesus, Ele "saiu logo da água" (Mateus 3:16). 

      Quando Filipe batizou o eunuco, "ambos desceram à água" e depois "saíram da água" (Atos 8:38-39). Só a imersão corresponde à ideia de batismo nestes exemplos.

Quem deve ser batizado. Para receber o batismo é preciso antes satisfazer a certas condições:

1 - 
A fé precisa preceder o batismo (Marcos 16:16 e Gálatas 3:26-27). O batismo é um ato de fé (Colossenses 2:12), que surge de uma boa consciência (1 Pedro 3:21). Dessa forma, as crianças, por serem incapazes de ter fé, e os incrédulos, não estão em condições de receber o batismo.

2 - 
O arrependimento precisa vir antes do batismo (Atos 2:38). os que não estiverem dispostos a abandonar o pecado ou que são incapazes de se arrependerem não devem ser batizados. As crianças pequenas não têm nenhum pecado (Ezequiel 18:20), não perecerão (Mateus 18:14), não podem compreender o arrependimento e portanto não têm qualquer necessidade de batismo.

3 -  
Precisamos compreender primeiro a finalidade e o modo pelo qual se faz o batismo. Ele é uma imersão na água com o propósito de salvação (Marcos 16:16 e Atos 2:38). Quem não compreende esta finalidade e este modo teve um batismo errado e deve ser batizado de novo (Atos 19:1-5). 

4 - 
A entrega voluntária a Cristo precisa preceder o batismo. Visto que a salvação é para "quem quiser" (Apocalipse 22:17) é preciso que a pessoa se submeta espontaneamente ao batismo. Ninguém pode ser batizado em lugar de outro, nem forçar alguém ao batismo. Essa é uma decisão que cada um deve tomar por conta própria.

Aprendemos assim como o homem se entrega a Cristo: pela fé, pelo arrependimento, pela confissão e pelo batismo, satisfazendo desse modo as condições necessárias para a salvação.


COMO MANTER-SE FIRME APÓS RECEBER A SALVAÇÃO


          Mediante a rendição inicial a Cristo no ato do batismo, Deus acrescenta o indivíduo à igreja (Atos 2:47 e 1 Coríntios 12:13) e ele se levanta para uma nova vida (Romanos 6:4). Dessa forma, como nova criatura (2 Coríntios 5:17), o cristão tem um novo Senhor - Cristo - e novos parentes (irmãos na fé), a igreja. Ele começa a nova vida, tomando "dia a dia a sua cruz" e seguindo Jesus (Lucas 9:23).
        Os membros da igreja se entregam diariamente a Cristo, aprendendo mais a respeito dele (2 Pedro 1:5-10), adorando a Deus "em espírito e em verdade" (João 4:24), e fazendo boas obras (João 15:2; Romanos 12:1-2). Se o cristão não continuar a desenvolver-se espiritualmente, a sua fé morrerá (Hebreus 3:12), e ele perderá sua salvação (1 Coríntios 10:12; Gálatas 5:4 e Hebreus 6:4-6; 10:26-31).
          Estas advertências contra a possibilidade de afastamento não indicam que Cristo exija perfeição absoluta para que possamos permanecer salvos, pois ninguém pode afirmar que não tem pecado algum (1 João 1:8). Os membros da igreja precisam, porém, estar prontos para uma luta contínua contra o pecado (Efésios 6:10-18). Quando os cristãos cometem pecado, precisam livrar-se dele (Romanos 6:1-2), indo ao seu mediador, Cristo (1 João 2:1-2), que lhes concede perdão integral depois da confissão dos pecados (1 João 1:9), do arrependimento (Atos 8:22) e das orações a Deus (Atos 8:22).
         A pessoa salva passa então a considerar Cristo e a igreja como as coisas mais importantes em sua vida (Efésios 3:21; 5:25-32). Com a alegria proporcionada pela salvação concedida por Deus, ela continuará a render-se a Cristo na igreja, aguardando a volta gloriosa do Senhor e a recompensa da vida eterna (Apocalipse 2:10).

    CONCLUSÃO

         Para aceitar o presente da salvação concedida por Deus, o homem precisa entregar-se a Cristo da forma ensinada por Jesus. Ele precisa ter fé em Jesus como Filho de Deus, arrepender-se de todos os seus pecados, confessar sua fé em Cristo, e ser imerso em água para remissão de pecados. Depois de tornar-se cristão, precisa continuar fiel na igreja de Cristo até a morte.

    "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" -

    Apocalipse 2:10c
    Você acaba de concluir mais uma lição.

    Que te inspire em buscar verdadeiramente mais a Deus.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário